Aula 1- A importância do cidadão na Sociedade da Informação (3/4)

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Alfabetização em Informação

Clique no livro para ser direcionado ao  MCTComo pudemos ver na aula anterior, é imprescindível que o cidadão seja capaz de exercitar e utilizar a sua capacidade de memória, atenção e pensamento, além de saber como chegar a informação e como utilizá-la no mercado de trabalho. Nesse século, o aluno precisará saber como associar técnica com a aplicação de conhecimentos teóricos. A alfabetização em informação é a GRANDE COMPETÊNCIA genérica assinaladas em todos os Títulos dos Livros Brancos e Verdes da Socinfo analisados, e é comum a todas as disciplinas, a todos os métodos de aprendizagem e a todos os níveis educativos. Capacita a quem aprende para enfrentar-se criticamente com os conteúdos, para fazer-se mais auto suficiente e assumir um maior controle sobre seu próprio processo de aprendizagem.

A alfabetização em informação propõe um novo modelo educativo integrante das tecnologias da informação, comunicação e nas implementações de ensino a distância centrada na alfabetização digital. A alfabetização informacional é saber quando e por quê é necessária a informação, onde encontrá-la, como avaliá-la, utilizá-la e comunicá-la de maneira ética.

O estudante deve ser o protagonista ativo da aprendizagem virtual, interativo, compartilhado e distribuído. A aquisição de destrezas em habilidades genéricas permitiria afrontar as competências específicas de sua área de conhecimento. O estudante necessita ser capaz de manejar o conhecimento, atualizá-lo, selecionar a informação, conhecer as fontes da informação e compreender o aprendido para integrá-lo a sua base de conhecimento e adaptá-lo a novas situações.

Esta mudança na organização da aprendizagem, que supõe o passo de uma educação centrada no ensino a uma educação centrada na aprendizagem, implica um novo enfoque no papel dos educadores e das atividades educativas e dá uma maior ênfase aos resultados de aprendizagem.

A aprendizagem se baseia em competências que reflitam a capacidade do estudante por em prática de maneira integrada habilidades, conhecimentos e atitudes para enfrentar e poder resolver problemas e situações. Indicam seu grau de preparação, suficiência e responsabilidade.

Nas formas de organização social que estão surgindo na atualidade, a informação e o conhecimento tomam uma dimensão e desempenham um papel que vai além daquele que tem cumprido historicamente. Nas sociedades do terceiro milênio, a posição de cada pessoa no contexto social é, cada vez mais, produto do conhecimento que conseguiu desenvolver ou construir. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são ferramentas de fundamental importância nos processo de geração e uso do conhecimento. O Brasil tem dado passos importantes na corrida para conectar todos os setores da sociedade aos meios inteligentes de comunicação. Esta nova etapa na corrida ao desenvolvimento compreende uma sociedade mais evoluída do ponto de vista econômico, social, educacional, cultural e, sobretudo, cidadã. As iniciativas que visam à democratização e a universalização do acesso às TIC, em sua maioria, são denominadas de iniciativas de inclusão digital, processo este que será amplamente discutido neste estudo.

Competências

Podemos diferenciar:

COMPETENCIAS GENÉRICAS ou transversais, transferíveis a uma grande variedade de funções e tarefas. Não são ligadas a nenhuma disciplina porque podem se aplicar a uma variedade de áreas de matérias e situações (a comunicação, a resolução de problemas, a capacidade de liderança, a criatividade, a motivação, o trabalho em equipe e especialmente a capacidade de aprender...).
COMPETENCIAS BÁSICAS que são as que capacitam e habilitam o estudante para a integração com êxito na vida do trabalho e social (leitura, escrita, cálculo, tecnologias da informação, línguas estrangeiras, cultura tecnológica...).

Em nosso curso utilizaremos os conteúdos de aprendizagem considerando as seguintes dimensões, extraídas do modelo teórico do construtivismo:
MOTIVAÇÃO: por quê aprender esses conhecimentos e técnicas?
PROBLEMAS: quais são os problemas que os estudantes encontram?
CONTEÚDOS: o conhecimento externo a ser adquirido se especifica em um índice sistemático que inclui as relações hierárquicas e associativas.
CONTEÚDO: conhecimentos conceituais, habilidades e atitudes.
PERFORMANCE: Conseguir uma performance do cursista que combine de forma eficaz o cérebro direito (sincrônico e espacial) e o esquerdo (verbal, numérico e analítico)
FERRAMENTAS
De consulta: vocabulários, buscadores, etc.
De comunicação: correio, listas de correio, fóruns, chat, etc.

É bom nunca esquecermos que, uma Sociedade da Informação não é consistente sem uma Sociedade Leitora e é a leitura aquela prática cultural que permite aos cidadãos transformar a informação em conhecimento. A responsabilidade social da comunhão do conhecimento e da aprendizagem ao longo da vida acentua a importância da formação de mediadores, assim como dos utilizadores, dos serviços de Leitura Pública.