Aula 3 - Como desenvolver habilidades e competências (2/4)

| 1. Analisar | 2. Segmentar | 3. Sintetizar | 4. Comunicar |

Aprender a segmentar a Informação

"O que temos que aprender a fazer, aprendemos fazendo". (Aristóteles)

O emprego de estratégias e técnicas de análise da informação nos ajudará a segmentar e a organizar a informação, a identificar as idéias principais e a interrelacionar os conceitos, melhorando a compreenssão e a aprendizagem.

DEFINIÇÕES DE SEGMENTAÇÃO

Segmentar um texto consiste em decompor provisóriamente em proporções mais maleáveis mediante a divisão de segmentos, geralmente parágrafos ou sinais gráficos. É uma técnica que disassocia, recupera e avalia os elementos de um texto, tal como as idéias, expressões,..., para determinar seu valor e importância. A segmentação é uma ferramenta que nos permite filtrar a informação não relevante. Na hora de SEGMENTAR temos que analisar uma série de fatores.

FATORES LINGÜÍSTICOS
• Fonológicos: forma do texto
• Sintáticos: estrutura do texto
• Semânticos: significado do texto

FATORES LINGÜÍSTICOS (contextuais, lógicos, psicológicos…)
A segmentação depende tanto das características dos fragmentos a obter (parágrafos, orações...), como da fonte da qual se obtém (texto marcado, texto plano...).
Uma das múltiplas formas de fragmentar consiste em recopiar o texto com margem flutuante a direita mantendo em cada linha os conjuntos cuja coesão interna é suficientemente forte. Isto leva a um desmembramento da informação explorando as partículas menores até que as partes pertinentes da estrutura caiam expostas e dispostas para serem compreendidas. A segmentação do texto permite sua análise fracionada.

COMO SEGMENTAR?
A segmentação requer a aplicação de uma série de estratégias e técnicas para adentrar no conteúdo do texto e conhecer tanto seu funcionamento como seu significado e poder assim selecionar as idéias principais e determinar seu sentido global.
Para afrontar a leitura de um texto de forma eficaz temos que ter em conta a estratégia a seguir que definirá o objetivo que queremos conseguir e a técnica utilizada para consegui-lo.

IDENTIFICACÃO DAS IDÉIAS PRINCIPAIS
A idéia principal de um texto é aquela que expressa em sua essência o que o autor quer transmitir. Constitue a causa principal do desenvolvimento das idéias subsequentes e sua eliminação provocaria uma falta de sentido no resto do texto. Uma idéia pode ser principal porque resume o que está sendo dito ou porque o provoca. Portanto, contém a mensagem global do texto, seu conteúdo mais importante e essencial, aquele que emana todos os demais.

Interessa aqui distinguir tema (aquele de que trata o texto e pode expressar-se mediante uma palavra ou uma sentença) e a idéia principal (informada no enunciado ou enunciados mais importantes que o escritor utiliza para explicar o tema). As idéias principais podem estar explícitas ou implícitas no texto, e não há uma forma clara para identificá-las. Emprega-se aqui o processo de ABSTRACÃO, um procedimento dedutivo que permite perceber a essência do texto, eliminando os detalhes.
Um texto pode estar composto por algumas idéias principais com distinto nível de importância: desde muito importante a muito pouco importante com matizes intermediárias. As idéias principais representam-se na memória em um nível superior frente as idéias secundárias que ocupam uma posição inferior em uma estrutura hierárquica de armazenamento. Por esse motivo, a informação principal se recorda melhor que as informações secundárias.

Como identificá-la
• Nos artigos científicos, a idéia principal deve estar nos primeiros parágrafos, e as vezes é a primeira frase.
• É a que gera maiores conexões lógicas.
• É a que tem maior carga informativa.

SELEÇÃO DA INFORMAÇÃO
A estratégia da seleção opera de forma positiva extraindo do texto a informação necessária e relevante. Sua aplicação possibilita reduzir a complexidade da estrutura física dos textos sem que se perca a informação, e há de permitir deduzir a partir da informação selecionada.

RECOMENDAÇÕES
• Identificar a estrutura e posição dos parágrafos no texto.
• Identificar as frases que desenvolvem uma idéia importante.
• Selecionar as palavras chaves representativas, geralmente substantivos, verbos, e expressões substantivas.
• Escrever as idéias com palavras chave.
• Reconhecer adequadamente os vínculos lógicos entre os parágrafos e as palavras de ligação do texto.

COMPREENSÃO DA INFORMAÇÃO
A estratégia de compreensão permite captar a estrutura do texto e integrar de forma coerente a informação nova aos próprios conhecimentos e esquemas de quem lê.
O leitor, para avaliar a compreensão utiliza três referências:
REFERENCIA SINTÁTICA, considera o significado das frases individuais e sua relação lógica com o texto considerado como um todo.
REFERENCIA SEMÂNTICA, agrupado em cinco categorías:

• coesão proposicional comprova se a idéia expressa nas proposições adjacentes podem ser integradas com lógica e sentido.
• coesão estrutural comprova que as idéias expressam no texto são tematicamente compatíveis.
• consistência interna constata que as idéias expressam no texto são consistentes entre si.
• consistência externa constata que as idéias do texto são coerentes com o que sabe o leitor.
• claridade informativa constata que as idéias expressas no texto estão expressas com clareza.

TÉCNICAS DE SEGMENTAÇÃO

SUBLINHAR
O sublinhado consiste em colocar um risco destacado em baixo da frase que queremos marcar, são idéias ou dados fundamentais do tema que merecem serem destacados para serem assimilados e aprendidos. Esta técnica facilita o estudo posterior já que permite que a atenção se concentre somente nos aspectos do texto que estão destacados com antecedência.
Sublinhar os textos possibilita:
• Fixar a atenção e selecionar as idéias principais do texto.
• Economizar tempo. Ao realizar uma nova leitura onde fizemos a sublinhação somente as idéias principais terão destaque, descartando dessa forma as partes do texto que não acrescentam informação. Com isso ganharemos tempo e teremos menos esforço.
• A elaboração de resumos, esquemas e mapas conceituais.
• Favorece a concentração e facilita a compreensão da informação.
A quantidade de informação a sublinhar dependerá do objetivo que tenhamos as estudar do tema, da estrutura do texto e do conhecimento que se tenha da matéria.

RECOMENDACÕES
• Não sublinhar na primeira leitura porque ainda não temos uma idéia geral do tema.
• Sublinhar somente o essencial do texto (palavras chaves, idéias principais ou dados importantes como datas e nomes).
• Destacar graficamente as idéias secundárias das principais.
• O sublinhado deve ter sentido, pois devemos evitar sublinhar aqueles conceitos que não entendemos.

TIPOS DE SUBLINHADO:
1. SUBLINHADO LINEAR
Traçar distintos tipos de linhas (reta, dupla, descontinua...) para destacar a importância da informação. Exemplo


2. SUBLINHADO LATERAL
Assinalar com um risco vertical frases do texto ou parágrafos completos do mesmo. Exemplo

 

3. SUBLINHADO ESTRUTURAL
Destacar a estrutura ou a organização interna do texto. Pode fazer na margem esquerda utilizando números, letras, datas ou palavras chaves. Esse tipo de sublinhado exige uma grande capacidade de síntese já que por meio de palavras tentamos expressar o conteúdo do texto. Exemplo:


SUBLINHADO DE REALCE
Serve para destacar dúvidas, esclarecimentos, pontos de interesse, chamadas de atenção.... Pode-se usar distintos sinais (datas, asteriscos, interrogações, parentesis...) Exemplo:



CÓDIGOS DE SINALIZAÇÃO
Para distinguir o título, as idéias principais, as idéias secundárias, dados e datas, dúvidas, explicações... podemos utilizar diferentes técnicas.
• Diferentes cores, de maneira que cada cor identifique algum desses aspectos.
• Risque os símbolos que permitam associar cada um deles com um tipo diferentes de informação.
Devemos utilizar aqueles elementos, símbolos e materiais (lápis, caneta, marcadores de texto colorido...) que melhor nos ajudem a visualizar e assinalar a informação principal do texto.

SEGMENTAÇÃO
Não há um procedimento de consenso para segmentar um texto, mas uma técnica que pode ser útil, é diferenciar os parágrafos que compõem o texto empregando uma margem flutuante à direita para enumerá-los e fazer anotações. Eliminar aqueles cuja informação está repetida e não seja importante mantendo unidos aqueles parágrafos cuja coerência interna seja significativa.
As idéias principais estão no princípio ou ao final do texto, se repetem várias vezes e são as que maiores conexões lógicas geram.
A facilidade para distinguir as idéias principais das secundárias está na relação com a organização da informação em categorias lógicas e em estruturas esquemáticas, já que quanto maior a organização menor será a dificuldade.

O PARÁGRAFO COMO UNIDADE DE SEGMENTAÇÃO
O conhecimento do tipo de parágrafo abre o caminho até a informação importante. Os parágrafos podem ser:
EXPLICATIVOS: Suas primeiras frases proporcionam uma idéia geral do que se vai dizer; as últimas contêm o resultado ou a conclusão. São fáceis de reconhecer e de compreender.
DESCRITIVOS: Descrevem o ambiente ou a cena, e ampliam as idéias introduzidas previamente.
CONECTIVOS: unem alguns parágrafos com outros. Eles geralmente contêm informações fundamentais porque eles tendem a resumir o conteúdo do referido e o que segue.

LOCALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Para localizar as idéias principais devemos adotar os seguintes critérios:
1. Fixar-nos no local do texto: geralmente se situa nos primeiros e nos últimos parágrafos.
2. Identificar o tema principal de cada parágrafo.
3. Formular perguntas específicas ao texto, como, o que, de quem fala, que ajudem a entender o conteúdo.
4. Buscar as palavras chaves mais importantes do texto.
5. Visualizar os recados, esquemas, gráficos, ilustrações.
6. Prestar atenção à grafia das palavras (cursivas, em negrito, assinaladas...) já nos indicando sua importância.

INDICADORES TEMÁTICOS

1. Início do texto: títulos utilizados para subdividir à informação em unidades menores. Informam sobre a estrutura do parágrafo e representam seu conteúdo.
2. Sinais: fazem referência a microestrutura dos textos, são recursos utilizados para destacar a informação importante.
3. Ilustrações, Diagramas, Gráficos, Tabelas: podem servir de complemento do texto, facilitando sua comprensão ou para transmitir informação nova. No texto podemos encontrar uma série de palavras e ligações lógicas que unem as diferentes idéias.
4. Ao princípio do texto: Em primeiro lugar, Em princípio, Para começar...
5. Na argumentação:
• Para indicar idéias de diferente importância: portanto, assim, depois, em segundo lugar, agora temos.
• Para estabelecer comparações: assim como, da mesma maneira, igualmente, o mesmo…
6. Ao final do texto, na conclusão: assim, deste modo, então, portanto, em conseqüência, como conclusão, para finalizar, em resumo…
São expressões que aparecem no texto e nos orientam até as idéias principais.

INDICADORES LINGÜÍSTICOS: em resumo, concluindo.
INDICADORES DE RELEVÂNCIA: expressões como “o mais importante”, advérbios ponderativos “principalmente, especialmente”,
verbos como enfatizar, insistir,
MARCADORES FORMAIS DO TEXTO: sumário, resumo, conclusões.
INDICADORES DE ARGUMENTAÇÃO: consideramos que, esperamos que, para ser realmente efetivo…

O aluno no momento de enfrentar-se com um texto deve ser capaz de conseguir os seguintes objetivos:

• Identificar as unidades de analise, tomando como unidade de segmentação o parágrafo e suas distintas modalidades.
• Identificar e discriminar as idéias principais de um texto, pois está na base da compreensão.
• Dominar as técnicas de comprensão, identificando as palavras fundamentais e formulando perguntas para determinar os temas principais e secundário.
• Desenvolver destreza no reconhecimento das assinalizações ou ajudas que se encontram no texto.
• Construir seu próprio conhecimento.

 

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