Viver o Evangelho com Irmã Clara Fietz

9 - Pobreza (Também no ... )

São Francisco de Assis

"As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça (Mt 8,20) - Assim respondeu Jesus advertindo o homem que queria segui-lo. E para o jovem, disse: "Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e segue-me. (Mt 19,21)

Sobre isso Irmã Clara escreve: "Distanciar-me de todas as coisas exteriores até daquelas que eu posso supor que a Irmã mais pobre da casa as possua". (Diário 16/09/1935 )

Ir. Clara vê isso muito concretamente: "Desde agora, entregar todos os presentes sem distinção, não pessoalmente, mas, como aqui é possível, colocá-los sobre a mesa, ou á porta da cela da Superiora a fim de renunciar à satisfação de poder dar alguma coisa. Do mesmo modo entregar também os objetos, mesmo aqueles que talvez, em certas circunstâncias, vou necessitar. Para, nesse caso excepcional, pedi-los. Esse modo contrária mais o amor próprio e, por isso, há de dar mais honra a Deus."
(Diário 29/12/ 1934)

Em outro lugar Ir. Clara diz: "Compreendo que posso tornar-me cada vez mais pobre, espiritualmente mais pobre." (Diário 23/11/1935).
E ainda: "Estou pobre e, ao mesmo tempo, tão rica. Nada mais possuo, tudo caiu, como caem as folhas das árvores. Só a árvore ficou. Só vejo a Deus e outra coisa não tenho a não ser Ele" (10/11/1936)

Reflexão: Seguir a Jesus Cristo com Irmã Clara

Pobreza, renúncia interior a tudo que é terrestre é condição prévia para o seguimento de Jesus. Entretanto tudo perder, tudo abandonar não é suficiente. O mais importante é: "Segue-me!" _ abandona tudo para buscar o Reino do Céu.

A renúncia interior, a limitação exterior das necessidades vale para cada cristão e também para aquele que vive na Vida Religiosa. Para louvar de modo especial a Deus como Senhor em todas as coisas, a pobreza conventual exige, além disso, a dependência, as renúncias da livre disposição daqueles que escolheram livremente a Vida Religiosa. .

Existem muitos modos da pessoa ser "pobre" e de reconhecer-se como pobre. Se ela não luta para evitar a pobreza e a carrega com paciência e amor, se a oferece o Deus como frágil prova do seu amor, então essa pessoa pertence ao número daqueles que Jesus chama de bem - aventurados (cf. Mt 5,3)

Senhor fazei-me compreender que somente vós podeis me libertar do envolvimento com as coisas, com todas as futilidades terrestres que me atraem, me arrastam e no, entanto não podem me satisfazer. Fazei que as coisas do mundo não me atrapalhem, mas me ajudem a chegar a vós.


---------------------------------------

Voltar | Subir | Próximo

Meditações:
(Escritas por: Ir. Amabilis Solar)

01- Introdução
02- Vinde todos a mim!
03- A vontade do Pai
04- Trabalho ou Oração
05-
Sofrimento Cruz
06- O maior mandamento
07- Amar-nos mutuamente

08- Fogo - Zelo
09- Pobreza
10- Sede Santos

Chopin Estudo 3

 


Meditações em PDF


 

Sobe

Nosso Endereço:
IRMÃS FRANCISCANAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO- Avenida Prudente de Moraes, 659 - Araraquara - SP - Brasil