Canções Históricas
 

7- White Army, Black Baron

Emblema do exército branco. CzaristaA medida que o futuro da Rússia era decidido nos campos de batalha, a arte tentava desesperadamente sobreviver… Em 1920 a população entoava canções do exército vermelho. White Army, Black Baron foi escrita pelo jovem compositor de 23 anos P. Grigoriev e pelo pianista Samuil Pokrass (1897, Kiev - September 15, 1939, New York) que, como seus dois irmãos escritores e mais novos , era um Bolshevik leal. Mesmo que, alguns anos mais tarde, emigrasse para os Estados Unidos para nunca mais voltar para a Rússia.

Sua canção, glorificando o exército vermelho, nunca foi proibida, ao contrário dos trabalhos de outros compositores e escritores que emigraram do país como ele. Além disso, sua música tornou-se muito popular no mundo. Colocando as palavras diferentes, reapareceu mais tarde com os trabalhadores em março em Viena na Áustria, Hungria e em 1936 tocada com o batalhão de Chapayev na Espanha…

A canção de Samuil Pokrass foi tocada em cada celebração na Rússia soviética em 1920. Era uma música contra o Exército Branco czarista e contra os barons (industriais, elite russa, banqueiros, Igreja Ortodoxa...)

O que era o Exército Branco?

O Movimento branco, cujo braço militar é conhecido como o Exército Branco ou Guarda Branca e cujos membros são conhecidos como Brancos ou Russos Brancos e que compreendia algumas das forças russas, tanto políticas como militares, que se opuseram aos Bolcheviques após a Revolução de Outubro e lutaram contra o Exército Vermelho (assim como o Exército Verde nacionalista e o Exército Negro anarquista durante a Guerra Civil Russa de 1918 a 1921.

A denominação Branco tem dois significados. Primeiro, colocava-se em oposição aos Vermelhos — o Exército Vermelho revolucionário que apoiava o Soviete e o Comunismo. Segundo, a palavra "branco" tem associações monarquistas: historicamente, cada Czar russo era chamado solenemente de czar branco, e o ideal monarquista durante a guerra civil era conhecido como a idéia branca.

A posse do governo provisório de Lênin em novembro de 1917, com o apoio do Conselho dos Comissários do Povo e dos Sovietes, colocou os bolcheviques no poder na primeira grande experiência socialista do planeta. Apoiado por alguns de seus principais aliados na guerra contra o czarismo e o menchevismo, como Leon Trotsky (relações exteriores) e Joseph Stalin (Nacionalidades), Lênin tinha ainda que se confrontar com uma iminente guerra civil entre os burgueses e os seus comandados.

Kerensky, que havia liderado o governo menchevique (os socialistas moderados) e que buscara apoio entre os burgueses para efetivar uma transição lenta e gradual para uma nova ordem sócio-política, havia conseguido escapar e arregimentou tropas leais no norte do país. Apesar disso, as vitórias bolcheviques ampliavam o território sob o comando dos revolucionários com conquistas na Rússia central e na Sibéria.

As forças lideradas pelos antigos donos do poder não desistiam e, em janeiro de 1918 organizavam novas milícias que atingiam inicialmente um contingente de aproximadamente três mil homens. O ingresso de mais pessoas relacionadas aos interesses da burguesia levou a formação do Exército Branco.

Entre os integrantes dos Brancos encontravam-se os Kadetts, partidários do grupo político de mesmo nome que tinham ideais liberais. A mistura de forças nessa nova milícia juntava aos liberais os socialistas moderados e, até mesmo, dissidentes dos socialistas revolucionários, descontentes com a centralização política e o governo de linhas ditatoriais que acreditavam ter se instalado em Moscou.

White Army, Black Baron (1920) - (Aguarde o carregamento da música)

Música: Samuil Pokrass
Letra: P. Grigoriev

Belaia armiia, chiornyj baron
Snova gotoviat nam tsarskij tron,
No ot tajgi do britanskikh morej
Krasnaia Armiia vsekh silnej.

Pripev:
Tak pust zhe Krasnaia
Szhimaet vlastno
Svoj shtyk mozolistoj rukoj,
I vse dolzhny my
Neuderzhimo
Idti v poslednij smertnyj boj!


Krasnaia Armiia,marsh vperiod!
Revvoensovet nas v boj zoviot.
Ved ot tajgi do britanskikh morej
Krasnaia Armiia vsekh silnej!

Pripev


My razduvaem pozhar mirovoj,
Tserkvi i tiurmy sravniaem s zemlioj.
Ved ot tajgi do britanskikh morej
Krasnaia Armiia vsekh silnej!

Pripev

=============================================

Índice de Músicas


Voltar - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - Sobe

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS